A ELEGÂNCIA PERMITIDA

imagem do livro Thin, de Lauren Greenfield
A gente já cansou de ouvir histórias sobre anorexia, mas infelizmente essa doença de fundo psicológico continua abocanhando meninas jovens do mundo inteiro. Eu sempre olhava de fora e pensava: “como assim? que besteira achar que ser magra desse jeito é bonito. que padrão é esse?”, ect, etc… Mas é um mal que não vem só do desejo de conquistar um padrão de beleza, mesmo porque, uma magra realmente anoréxica não é bela em nenhum lugar do mundo. Muito também pelo fato dela não estar feliz, dela não irradiar luz, não ter energia ou atitude e nem interesse por nada. Afinal, beleza é um todo e não somente a estampa.
menina no centro de recuperação, imagem está no livro Thin
Pensando na difícil realidade das meninas que sofrem este problema, a fotógrafa Lauren Greenfield passou um tempo convivendo com algumas delas no Renfrew Center, na Flórida, onde documentou o processo complicado que elas enfrentam. Discussões em grupo, terapia, briga com o staff do centro, encontros nada fáceis com a família viraram parte de um projeto enorme, que se desenrolou em um livro e um documentário para a HBO.
menina do Renfrew Center
Thin é o nome do trabalho mais polêmico dessa fotógrafa, que foi eleita pela American Photo como uma das professionais mais influentes da atualidade. É um convite a olhar para dentro desse universo e tentar compreender o comportamento dessas jovens. Muitas vezes a anorexia é resultado de acontecimentos e frustrações bem anteriores.

Mesmo trabalhando no meio da moda, eu acho um absurdo e até feio mesmo, ver aquelas meninas magras, magras, com o osso aparecendo, desfilando de biquíni ou shortinho. Claro que existe um padrão necessário para a roupa cair bem e passar elegância. O problema é que o limite entre ser esbelta e anoréxica é estreito. Opte por ser elegante e saudável!

Anúncios

2 opiniões sobre “A ELEGÂNCIA PERMITIDA

  1. Papo de banheiro do SPFW última edição: “Olá meninas, estão descansando um pouquinho?” As tias da faxina sentadas com cara de exaustas respondem que sim, estão descansando depois de um turbilhão de garotas “altonas” que não paravam de entrar e sujar o banheiro. “Pois é né tia, o pessoal bebe demais e perde o controle!” Diz a garota simpática pra continuar o papo com as tias. “Não minha flha, antes fosse! Elas veêm aqui vomitar antes dos desfiles…e ficam falando que comeram coisa estragada! sei!” A garota sai do banheiro sem dizer nada, pensando que esse já era um assunto resolvido.

  2. A anorexia não esta apenas no fato de querer ser magro e se tornar magro, a anorexia está acima de tudo na sensação de autocontrole, de poder controlar seu corpo ou o que entar e saí dele!
    Tem o fato que não podemos esquecer que é a distorção da imagem!
    Quando o emagrecer acaba dando alivio e aí que mora a obsessão, subir na balança e ver que você perdeu 500 gramas que sejam, é uma sensação de felicidade, de alivio, uma sensação que toma conta de você e você acaba se sentindo bem e querendo mais, pois foi algo alcançado por você, junto ao seu autocontrole!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s