(IM)PERFEIÇÃO

sphinx

Uma série de trabalhos que questiona os estereótipos de beleza terminou com uma homenagem a uma das mulheres mais lindas da atualidade. Kate Moss foi a inspiração do artista Marc Quinn, que a esculpiu em posições de yoga. “Sphinx” tem três metros e está atualmente exposta em Chatsworth House, na Inglaterra, e segue para uma exposição na Holanda, em setembro.

Seu último trabalho desta série foi baseado em cima da artista britânica Alison Lapper, que nasceu sem os braços e, na époc,a estava grávida de oito meses. A estátua, exposta em uma das colunas da superbusy Trafalgar Square, em Londres, vai mais além, já que poucos espaços públicos exibem imagens de pessoas com necessidades especiais.

“Sphinx” faz o caminho inverso ao pegar uma mulher de beleza inquestionável, porém contorce seu corpo de uma forma desconfortável. Segundo Quinn disse ao jornal britânico “The Guardian”, “as duas esculturas tratam do mesmo tema: por que a gente acha ou não uma pessoa bonita.”

Ainda segundo o “Guardian”, Quinn escolheu Kate por conta de seu status na cultura atual. “Ela é uma versão contemporânea da esfinge. Um mistério. Kate deve ter algo, que não sabemos o que é, que a conectou com o coletivo inconsciente desta geração para torná-la tão o espírito de uma era.” O trabalho, esculpido em bronze e pintado em branco, é parte de uma série da modelo em poses de yoga, que serão exibidas em grupo pela primeira vez em Nova York.

Olhando as duas estátuas, acho a de Alison tão bonita quanto a de Kate.

alison lapper

http://www.marcquinn.com http://www.alisonlapper.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s