VANITY FAIR

hilary.jpg
Hilary Swank por Norman Jean Roy

Fui na exposição Vanity Fair Portraits, na National Portrait Gallery. Patrocinada pela Burberry, a mostra preenche os salões do museu com aquelas imagens clássicas que marcaram a fotografia de moda e os retratos impecáveis que elevaram várias celebridades ao mais alto patamar da fama. A exposição é um passeio pela trajetória da revista desde 1913 até os dias de hoje.

A foto que abre a mostra? Diana por Mario Testino, claro. Acho que foi um dos maiores trunfos da revista conseguir esse material, o que também impulsionou mais ainda a carreira do Mario (*que Mario??) e aumentou a adoração pela Princesa.

Além de retratos maravilhosos de Anna Pavlova, Adele e Fred Astaire, e Virginia Woolf, também traz imagens clássicas como aquela fotografada pelo Nickolas Muray, com Douglas Fairbanks e Joan Crawford na praia (1929) e, mais recentemente as que a gente conhece bem, em especial os retratos da Annie Leibovitz, como a da Suri Cruise (que eu n aguentei e comprei na hora; eu tenho lá minhas quedas por algumas celebridades). Uma das fotos mais lindas é da Hilary Swank por Norman Jean Roy; eu só vi que era ela quando fui ler a legenda. É essa a imagem que a mostra usa como divulgação.

No Guardian saiu um artigo bacana que fala sobre a proximidade do fotógrafo com seu personagem e como certos profissionais conseguem tirar a máscara das celebridades e as apresentarem de uma maneira nova.

Vanity Fair Portraits fica em cartaz até 26 de maio.

* piadinha interna

legends.png
Legends of Hollywood por Annie Leibovitz

diana.jpg
Princesa Diana por Mario Testino

Uma opinião sobre “VANITY FAIR

Deixe um comentário

