A VEZ DA FORUM

tufi.jpg

Os boatos foram confirmados: a Forum foi vendida. Mas eu imaginei que eles fariam uma espécie de parceria ou vendesse 50%. Nada disso. Tufi vendeu 100% de seu grupo TF (Forum, Triton, Forum Tufi Duek e Tufi Duek) para o grupo AMC Têxtil, o mesmo que comprou Colcci e Sommer. Bom, a gente não para de tomar susto. Vender 100% de uma marca que você construiu ao longo de uma vida é um desapego que eu ainda tenho que exercitar, mesmo diante de uma oferta milionária como deve ter sido a feita pelos Menegotti para adquirir a empresa. O contrato foi assinado ontem e o valor integral, pago à vista. Tufi mantém, por três anos, o cargo de diretor criativo das marcas.

Tufi Duek e Alexandre Menegotti receberam a imprensa nesta manhã no hotel Renaissence. SEgundo Tufi, essa foi uma decisão difícil e familiar, que levou em conta o bem estar de suas duas filhas. “Dessa forma eu posso fazer o que eu mais gosto, que é atuar na área de criação e garantir um futuro melhor para minhas filhas, já que ambas trabalham com criação e não com administração”, disse.

Ele ainda afirmou que não estava com dívidas, como divulgado pela imprensa e que sempre pagou todos os funcionários e impostos em dia. “O grupo Forum faturou 250 milhões líquidos em 2007 e somente neste ano já abrimos 4 lojas pelo país (Goiânia, Fortaleza, São Paulo e Campinas), fato que ocorreria com ou sem a venda da empresa”.

Alexandre Menegotti disse que fez o primeiro contato com Tufi em agosto do ano passado e escolheu a marca pelo o que ela representa para o Brasil. Quando perguntado sobre os rumos que essa negociação ia tomar, já que os estilistas de outras marcas adquiridas pelo grupo, deixaram seus cargos, Alexandre afirmou que “o contrato com Tufi pode ser renovado automaticamente quantas vezes possível”. Segundo ele, Lila Colzani, fundadora e ex-estilista da Colcci, ficou sete anos com o AMC e resolveu mudar-se para São Paulo por questões pessoais e se desligou da empresa. Já Marcelo Sommer “não se adaptou a trabalhar no Sul e teve seu contrato reincidido”.

Ainda segundo Menegotti, seu grupo é hoje o maior do Brasil, “bem à frente do segundo colocado”.

Tufi finalizou a coletiva dizendo que foi um processo bastante duro, mas que fez o melhor para sua família.

7 opiniões sobre “A VEZ DA FORUM

  1. Será q mesmo um conglomerado como ACM Textil consegue hypar de novo uma marca que esta caída a tanto tempo?….e será que vale a pena?….com tantos bons talentos emergentes locos por uma oportunidade não seria a hora de olhar para o “futuro da moda” ao invés de tentar ressucitar um morto vivo?

    dorei seu blog…..passa no meu

    =)

  2. Gente, mas peraí. Eu não acho que seja uma questão de hypar a Forum. Não tem a ver com hype e sim com dinheiro. A Forum tem um patrimônio, uma trajetória e um espaço na história de moda do Brasil. A época do boom da Forum, para mim, foi quando eu era adolescente (e eu ainda compro algumas coisinhas lá de vez em quando), mas imagina o peso da marca em mercados fora do eixo Rio-SP… E outra coisa, a marca tem um apelo comercial que interessa o grupo pois tem retorno garantido de venda, diferentemente do que acontece com marcas jovens, mais conceituais, com foco na criação e inovação. Eu acho que apesar dessas marcas menores precisarem mais que a Forum de injeção de grana e infra, por outro lado, a cobrança é muito maior e esses grupos não estão interessados em outra coisa que não seja o lucro. É meio uma faca de dois gumes. Vide o que aconteceu com o Sommer…

  3. Sorry ror the ‘enviar comentario’ in Scottish.

    Thank you for being such an amazing inspiration, in your talk about; ‘writing for an audience’ and ‘writing to a deadline’ to the children in 4C New Cross London, they still talk about you and your life, and this too the inner city children in my class was such a fantastic learning experience. See you in August.

    XX
    Mr D Cummings
    Year 4

Deixe um comentário

