SALUT MONSIEUR

Na madrugada de domingo para segunda meu marido estava finalizando um trabalho no computador e me falou: Cami, morreu o Saint Laurent. Eu quase que havia esquecido que ele estava vivo, pois já tinha uma certa idade e andava sumido de tudo. De qualquer forma, meu deu aquela tristezinha de pensar que o mundo, especialmente o da moda, perdeu um elemento transformador e um de seus mais valiosos personagens.

YSL morreu, aos 71 anos, em Paris, por conta de um tumor no cérebro. Seu parceiro de vida e trabalho por mais de 40 anos, Pierre Bergé disse que ele faleceu em casa, depois de muita luta. “Yves era um anarquista e jogava bombas na sociedade. E foi assim que ele transformou a mulher”, disse Bergé à imprensa internacional.

Posso ficar horas escrevendo sobre todas as mudanças que Yves causou, dentro e fora das passarelas. Ele era um grande inovador e provocador, e suas inovações artísticas ecoam até hoje no mundo da moda. Grande gênio criativo, como declarou Nicolas Sakorzy. Certa vez disse que encontrou seu estilo próprio ao observar o corpo feminino. “É daí que vem a força e a vitalidade das minhas roupas. Simplesmente porque eu as desenho no corpo da mulher”.

YSL nasceu na Algéria quando o Norte da África era colônia francesa. Seu primeiro trabalho importante foi na maison Dior, aos 21 anos, como assistente de Christian. Três anos mais tarde, Dior morre e Yves assume seu lugar. O resto é história e o estilista conquistou as mulheres do mundo com seus paletós femininos, jaquetas safári e suas viagens pelo meio artístico, de onde trouxe uma de suas peças mais famosas, o vestido Mondrian. Pierre Bergé tem a frase certa para definir YSL: “Nunca conheci um designer que pensou tanto cada um de seus trabalhos”.

Agora até aparecer outro assim… não se fazem mais Saint Laurents como antigamente.

Anúncios

4 opiniões sobre “SALUT MONSIEUR

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s