MODA ZEN

A SPFW já passou, mas uma amiga me mandou um texto escrito pela monja Coen por conta de sua visita ao evento para ver um desfile de Lino Villaventura. Só que no texto, publicado no site oficial da monja, não fica claro qual edição ela foi. De qualquer forma, as palavras dela são atemporais:

“Achei muito interessante participar desse grande evento. Em minha vida inteira eu nunca tinha pensado em como seria algo assim. É muito diferente do meu meio, mas me senti muito honrada por poder observar a coleção, as modelos, as pessoas que entraram com convites, as que ficaram do lado de fora e que dariam tudo para entrar, esse fantástico cenário de papelão reciclável… Vendo o desfile me veio à mente o conceito de “interdependência”, muito usado no budismo. A interdependência pode ser compreendida como a ligação que existe entre todas as pessoas e coisas no mundo, ou seja: para criar esses lindos vestidos foi preciso que um agricultor plantasse o algodão, que outro colhesse, que alguém transportasse, que mais um fabricasse o tecido que uma costureira transformaria baseada no desenho feito pelo estilista, que uma moça desfilasse, que os fotógrafos o clicassem… Enfim, somos todos parte de uma cadeia, da maravilhosa rede da vida. Do moço que carrega o balde para limpar a passarela ao idealizador do evento, todos somos o São Paulo Fashion Week. Não há separaração e todos estão se beneficiando, até os catadores de papel ao final.

A moda tem muito significado, não a vejo como superficial. Ela revela o que estamos sentindo, nosso interior. Acho que os estilistas têm uma grande responsabilidade quando criam a moda, porque centenas, milhares de pessoas vão aderir a ela, muitas vezes até as crianças.

O mundo precisa de mais beleza. Acho que as pessoas deveriam fazer mais arte-viva, como os estilitas, para alegrar mais a vida. O belo faz bem. Nós gostamos e apreciamos as árvores, o pôr do sol, o céu azul com suas nuvens… Acho fantástico trazer esse sentimento também para as roupas. Temos que estar sempre revendo o nosso conceito de beleza para que o maior número de pessoas tenha acesso a ela. Mas é preciso tomar cuidado com a vaidade. Quando não podemos viver sem elogios e ficamos arrasados quando alguém nos critica, significa que a vaidade nos aprisionou, quando o sentido da vida justamente é a libertação.

3 opiniões sobre “MODA ZEN

Deixe um comentário

