THE NOW HOUSE

A sustentabilidade tornou-se a principal preocupação dos arquitetos contemporâneos. Novas casas e prédios estão sendo construídas integrando conceitos de sustentabilidade e puxando os limites do que é conhecido como “green design”.

O ideal é começar do zero uma casa que seja construída com esse pensamento, mas mesmo casas que já existem podem se adaptar a algumas idéias improvisando com a estrutura que se tem na mão.

Essa é o projeto ambicioso e muito legal que a consultora Lorraine Gauthier criou em 2006. O Now House Project conta com a adesão de designers, arquitetos, engenheiros, donos de casa e experts em construção sustentável, totalizando 60 particopantes, todos liderados por Lorraine, da agência Work Worth Doing. Essa turma super pró-ativa se encontra e pensa em formas de reduzir o consumo de energia e outras soluções acessíveis, que beneficiem não só o morador, mas também o entorno.

O Now House Project pegou como modelo umas casas construídas no pós-guerra localizadas em uma região periférica de Toronto. Há mais 30 mil casas como essa por todo o Canadá, o que torna o país um perfeito candidato para o projeto. Eles transformam essa casinha velha em uma com consumo quase zero de energia, permitindo que ela produza a mesma quantidade de energia que consome. O sistema é reaplicável e pode ser usado em vários lugares. Só a emissão de gás gerada por uma casa diminui de 9.7 toneladas para 3.72. Faz uma diferença enorme, principalmente se pensado em grande escala.

Um estudo que fizeram demosntrou que, se o projeto Now House fosse implementado em nível nacional, o Canadá teria uma redução anual de emissão de gás entre 5.4 e 26.3 toneladas. Nos EUA, a redução seria de 423 milhões. Vale uma olhada lá no site deles. Tem mais um monte de benefícios. Gente que pensa faz sempre bem pra gente.

www.nowhouseproject.com

workworthdoing.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s